JOSÉ MORGADO – Doutorado em Estudos da Criança. Professor no Departamento de Psicologia da Educação do ISPA – Instituto Universitário.
A qualidade do sono é um dos mais importantes contributos para o bem-estar geral, incluindo a vida escolar de crianças e adolescentes
Para além da experiência que, provavelmente, muitos de nós teremos, um estudo recente da responsabilidade da Universidade do Minho revelou que das mais de quinhentas crianças e adolescentes participantes, dos 9 aos 17, cerca de 72% dorme menos do que seria recomendável para as suas idades. Umas das principais causas apontadas é a presença de aparelhos como computadores, tablets ou smartphones no quarto.
Estes dados não são surpreendentes, estão em linha com os de muitos outros trabalhos, e sustentam algo que todos sabemos mas negligenciamos, a qualidade do sono é um dos mais importantes contributos para o bem-estar geral, incluindo a vida escolar.
As investigações neste universo indiciam que a falta de qualidade nos padrões e hábitos de sono estará também associada a factores como stresse familiar sendo que tem vindo a registar-se um aumento de alterações nos comportamentos e na demonstração, por exemplo, nas salas de aula, de indicadores de sonolência.
Não vivendo tempos fáceis poderemos admitir o peso de situações de instabilidade familiar mas creio que deveremos estar particularmente atentos (…) a ausência de regulação no acesso e utilização das novas tecnologias no período da noite, em particular durante o tempo que já deveria ser destinado ao sono.
Recorde-se ainda que o quotidiano de muitas crianças e adolescentes é marcado, já falei disso em texto anterior, por uma sucessão de actividades incluindo a vida escolar e que segundo alguns trabalhos quase 50% das crianças e adolescentes até aos 15 anos terá computador ou televisão no quarto para além, evidentemente, do telemóvel à mão.
Não é, pois, difícil perceber que durante o tempo que deveria ser dedicado ao sono, com duração ajustada e assim reparador, muitas crianças e adolescentes estarão em frente de um ecrã e sem regulação familiar. Conheço algumas situações em que os pais estão mesmo confiantes em que a criança dorme quando, na verdade, está no seu quarto em animada interacção com um qualquer dispositivo.
Por tudo o que se conhece fica claro que este tipo de funcionamento não pode deixar de se reflectir nos comportamentos durante o dia. São frequentes as queixas e pedidos de ajuda relativos a sonolência continuada, distracção, comportamentos de irrequietude ou instabilidade e, naturalmente, a emergência de problemas no rendimento escolar.
Neste quadro ainda acontece que os comportamentos e dificuldades escolares das crianças são, por vezes, repito por vezes, remetidos com alguma ligeireza para apreciações que os associam a problemas como hiperactividade ou défice de atenção quando, na verdade estarão mais ligados aos hábitos e padrões de sono como a investigação e o testemunho de muitos profissionais sustentam.
(Texto escrito de acordo com a antiga ortografia)
Adaptado de: http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-03-19-A-importancia-do-sono
Consultado em 12.03.2018