A ESCOLA DR. CARTEADO MENA JÁ TEM IMPERATRIZ
Há noites que valem por muitos dias. A noite vivida pelos alunos e alunas da Escola Dr. Carteado Mena, no dia 25 de novembro, na SIRD, foi empolgante contagiando mesmo o auditório da Sociedade no entusiasmo com que foi disputado o CONCURSO do IMPERADOR. Nem os mais optimistas poderiam prever a paixão que os 21 concorrentes, alunos dos 8º e 9º anos da Escola Doutor Carteado Mena, devotaram nas respostas às 40 perguntas iniciais, respondendo em uníssono, exibindo paulatinamente as cores correspondentes a cada resposta provocando, assim, um enorme empate técnico que só a sabedoria do grande júri conseguiu ultrapassar.
A história e o património natural e cultural de Darque ferviam e pediam mais perguntas, mais conhecimento para alimentar a alegria daquela fresca juventude que, findo o “tic-tac” do relógio electrónico, disputava as respostas como quem disputa um lance espectacular num jogo de futebol após o apito do árbitro.
A noite ia escorrendo mas ninguém arredava pé. Estabelecia-se um prolongamento após prolongamento. O Dr. Paulo Lima, apresentador da sessão, dinamizava empolgadamente a assistência. O entusiasmo crescia. As cores do palco numa magnífica encenação produzida pela equipa técnica da SIRD e da GAM, transmutavam-se a cada resposta e todos aguardavam que os “tambores” rufassem a anunciar a resposta que surgia lenta, muito lenta no grande ecran. Depois, era a vez dos “bruaás” da assistência na noite que se ia esgotando a cada resposta e os 21 que não desatavam.
Mas o júri: Dr. Cândido Gonçalves, Dra Manuela Costa e Dr. Fernando Ricardo Silva, usou os seus poderes e alinhavou as perguntas orais que permitiram desempatar a contenda. Mesmo assim, não foi fácil determinar os 2 finalistas, porque mais empates se foram estabelecendo. Até que se encontraram, finalmente, as 2 senadoras: as alunas Maria Barros, do 8ºC e Eduarda Neves, do 8º B, que deram lugar à escolha da IMPERATRIZ dos Descobridores de Darque 500aC. No simbolismo do momento prepararam-se as vestes e os elementos do júri acompanhados pela Dra Flora Douteiro – coordenadora do CDD500aC, na escola – vestiram as concorrentes finalistas para se apresentarem como senadoras romanas. Lado a lado em palco, em postura épica, as finalistas iam enfrentando as perguntas que surgiam no grande ecran e, logo após, as formuladas directamente pelo júri. A dúvida crescia, as claques manifestavam-se ruidosamente a cada resposta, mas as finalistas permaneciam imperiais.
Até que uma resposta errada desempatou a contenda e ditou a vencedora que foi a Maria Barros. A sua alegria foi imensa e manifestou-a com lágrimas. Mas logo a seguir vieram os prémios oferecidos pela Junta de Freguesia e pela Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo que transformaram todos os concorrentes em heróis. O João Pedro Lima, I IMPERADOR dos CDD500aC, coroou a Maria Barros com a coroa de louros que representa a suprema glória da alma darquense. Seguidamente, a Vereadora da Educação e Cultura e o Presidente da Junta entregaram, respectivamente, os prémios à vencida e à IMPERATRIZ.
Foi assim, entusiasmante a disputa deste Concurso. Viveu-se de maneira alegre, de forma marcante que a Escola Dr. Carteado Mena quer aprofundar o conhecimentos e a dinamização da componente história local, bem como da promoção do envolvimento da comunidade nas atividades que a escola desenvolve para continuar a formar pessoas e famílias participativas e co construtoras dos seus projectos de vida.
Fernando Garcez
(Junta de Freguesia de Darque)



