• AGRUPAMENTO
    • Escolas
    • Conselho Geral
    • Órgãos de Gestão
    • Documentos Orientadores
    • Observatório Educativo
    • Contactos
  • ALUNOS
    • Exames 2021
    • Ofertas Educativas
    • Serviço Psicologia Orientação
    • Manuais Escolares
    • Calendário Escolar
  • DOCENTES
    • NetGIAE – Interno
    • Educação Especial
  • SERVIÇOS
  • TEIP
  • BIBLIOTECA
    • aLer+ 2019/2020
    • Biblioteca Ola
    • Biblioteca Darque
    • Biblioteca Foz de Neiva
  • ATIVIDADES
  • PROJETOS
    • Global Schools
    • Pes/Presse
    • Escola da Natureza
    • Blog do Serv. Psicologia e Orien.
    • ETE – Equipa Técnica Especializada
    • Projetos Internacionais
    • Escola Natureza – Praia Rochosa, Praia Norte
    • Escola Natureza – Ecossistema Dunar, Praia do Cabedelo
    • Escola Natureza – Ecossistema Ribeirinho, Ribeira de Perre
  • ÁREA PRIVADA
  • SUGESTÕES
  • AGRUPAMENTO
    • Escolas
    • Conselho Geral
    • Órgãos de Gestão
    • Documentos Orientadores
    • Observatório Educativo
    • Contactos
  • ALUNOS
    • Exames 2021
    • Ofertas Educativas
    • Serviço Psicologia Orientação
    • Manuais Escolares
    • Calendário Escolar
  • DOCENTES
    • NetGIAE – Interno
    • Educação Especial
  • SERVIÇOS
  • TEIP
  • BIBLIOTECA
    • aLer+ 2019/2020
    • Biblioteca Ola
    • Biblioteca Darque
    • Biblioteca Foz de Neiva
  • ATIVIDADES
  • PROJETOS
    • Global Schools
    • Pes/Presse
    • Escola da Natureza
    • Blog do Serv. Psicologia e Orien.
    • ETE – Equipa Técnica Especializada
    • Projetos Internacionais
    • Escola Natureza – Praia Rochosa, Praia Norte
    • Escola Natureza – Ecossistema Dunar, Praia do Cabedelo
    • Escola Natureza – Ecossistema Ribeirinho, Ribeira de Perre
  • ÁREA PRIVADA
  • SUGESTÕES
  • Home
  • PES2021
  • A IMPORTÂNCIA DO SONO

A IMPORTÂNCIA DO SONO

19 Março, 2018 Escrito por Fernando Soares

JOSÉ MORGADO – Doutorado em Estudos da Criança. Professor no Departamento de Psicologia da Educação do ISPA – Instituto Universitário.

 

A qualidade do sono é um dos mais importantes contributos para o bem-estar geral, incluindo a vida escolar de crianças e adolescentes

 

Para além da experiência que, provavelmente, muitos de nós teremos, um estudo recente da responsabilidade da Universidade do Minho revelou que das mais de quinhentas crianças e adolescentes participantes, dos 9 aos 17, cerca de 72% dorme menos do que seria recomendável para as suas idades. Umas das principais causas apontadas é a presença de aparelhos como computadores, tablets ou smartphones no quarto.

 

Estes dados não são surpreendentes, estão em linha com os de muitos outros trabalhos, e sustentam algo que todos sabemos mas negligenciamos, a qualidade do sono é um dos mais importantes contributos para o bem-estar geral, incluindo a vida escolar.

As investigações neste universo indiciam que a falta de qualidade nos padrões e hábitos de sono estará também associada a factores como stresse familiar sendo que tem vindo a registar-se um aumento de alterações nos comportamentos e na demonstração, por exemplo, nas salas de aula, de indicadores de sonolência.

Não vivendo tempos fáceis poderemos admitir o peso de situações de instabilidade familiar mas creio que deveremos estar particularmente atentos (…) a ausência de regulação no acesso e utilização das novas tecnologias no período da noite, em particular durante o tempo que já deveria ser destinado ao sono.

Recorde-se ainda que o quotidiano de muitas crianças e adolescentes é marcado, já falei disso em texto anterior, por uma sucessão de actividades incluindo a vida escolar e que segundo alguns trabalhos quase 50% das crianças e adolescentes até aos 15 anos terá computador ou televisão no quarto para além, evidentemente, do telemóvel à mão.

Não é, pois, difícil perceber que durante o tempo que deveria ser dedicado ao sono, com duração ajustada e assim reparador, muitas crianças e adolescentes estarão em frente de um ecrã e sem regulação familiar. Conheço algumas situações em que os pais estão mesmo confiantes em que a criança dorme quando, na verdade, está no seu quarto em animada interacção com um qualquer dispositivo.

Por tudo o que se conhece fica claro que este tipo de funcionamento não pode deixar de se reflectir nos comportamentos durante o dia. São frequentes as queixas e pedidos de ajuda relativos a sonolência continuada, distracção, comportamentos de irrequietude ou instabilidade e, naturalmente, a emergência de problemas no rendimento escolar.

Neste quadro ainda acontece que os comportamentos e dificuldades escolares das crianças são, por vezes, repito por vezes, remetidos com alguma ligeireza para apreciações que os associam a problemas como hiperactividade ou défice de atenção quando, na verdade estarão mais ligados aos hábitos e padrões de sono como a investigação e o testemunho de muitos profissionais sustentam.

(Texto escrito de acordo com a antiga ortografia)

 

Adaptado de: http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-03-19-A-importancia-do-sono

Consultado em 12.03.2018

PES2021
Contratação de escola: Horário 51
Semana da Ciência 2017/2018- 12ª Edição

Agrupamento de Escolas de Monte da Ola