Clube dos Descobridores de Darque 500aC
À descoberta do trilho do Monte Galeão
No dia 29 do passado mês, pela manhã, os alunos do 3º ciclo da Carteado Mena partiram à descoberta do trilho do Monte Galeão, no âmbito do projeto “Clube dos Descobridores de Darque 500 aC “.
Este projeto resulta de uma articulação entre a autarquia, na pessoa do engenheiro Fernando Garcez, e a escola Carteado Mena, representada pela professora de História, Flora Douteiro, mentores do projeto.
Fig.1 Monte Galeão – vista sobre Darque e Viana |
Ao longo do trilho, as técnicas do CMIA falaram das espécies animais e vegetais que predominam no Monte e por que devem os alunos cuidar muito bem deste espaço. Muitos não sabiam que, no Monte Galeão, coabitam animais como, por exemplo, raposas, coelhos bravos, milhafres, gaios, poupas, esquilos e corujas. Também não conheciam o medronheiro, não sabiam que o seu fruto é comestível e desconheciam que o sobreiro é uma espécie protegida.
Fig.2 – Medronheiro, uma das espécies vegetais do Monte Galeão. |
Já perto do cimo do Monte, ficaram a saber da existência de comunidades pré-romanas no local, e por que razão esta terra se chama Darque. E ainda que a referência a 500 anos a.C, no título, tem a ver com a existência de povos celtas que terão chegado à Península, há cerca de 1000 anos a.C e que depois se fixaram no norte. De seguida, foram guiados cuidadosamente ao topo do Monte Galeão para descobrirem a belíssima vista sobre a cidade de Viana, a vila de Darque e o mar que as abraça. Desceram por um trilho ladeado de carvalhos, de regresso à escola.
Fig.3 – Os alunos ouvem atentamente a engenheira florestal. |
Esta atividade corresponde à primeira fase do projeto que terminará com o concurso “Darque pictures”, a realizar na SIRD, para que toda a comunidade possa assistir. O vencedor será o GID (Grande Imperador de Darque) e receberá um prémio no valor de 150 euros, em vale da Staples.
Com este projeto pretende-se que os alunos se tornem mais conscientes, mais interventivos e mais cuidadosos na preservação e valorização do património ambiental da vila de Darque.
Simone 7ºA (EB Carteado Mena)


