Clube Europeu da Escola Carteado Mena
Participa na RECRIAÇÃO HISTÓRICA DAS INVASÕES FRANCESAS
“Conta-se que, durante as Invasões Francesas, os Darquenses recolheram os haveres mais valiosos da freguesia (nessa data ainda dependente de Barcelos) e os enterraram nas areias das margens do Rio Lima, garantindo que não caiam em mãos indesejadas. Mais de duzentos anos depois, recordamos o modo de vida desses homens e mulheres recriando, no Largo do Cais Velho, um mercado, animado pelos pregões e azáfama dos tendeiros e vendedores ambulantes, pelos ofícios, pelos homens de letras e pelo povo no seu quotidiano.
No Largo, a História é feita de muitas “estórias”, até que tudo é interrompido pela invasão dos soldados a cavalo e apeados, ao som de tambores e de morteiros, às ordens de Napoleão, criando a angústia e o medo. Alguns populares resistem, outros procuram salvaguardar as memórias da terra num turbilhão de fé e de religiosidade própria da época, “salvando o Senhor na areia”. A tormenta dá lugar ao silêncio e desenterram-se as palavras “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, que todos levam gravadas na mente.”
Foi a este desafio que os alunos do Clube Europeu da Escola Carteado Mena responderam no dia 26 de maio.
No Largo do Cais Velho, em Darque, mais de 150 actores e figurantes corporizaram o momento histórico através de uma encenação de teatro de rua.
Paulo Lima




