• AGRUPAMENTO
    • Escolas
    • Conselho Geral
    • Órgãos de Gestão
    • Documentos Orientadores
    • Observatório Educativo
    • Contactos
  • ALUNOS
    • Exames 2021
    • Ofertas Educativas
    • Serviço Psicologia Orientação
    • Manuais Escolares
    • Calendário Escolar
  • DOCENTES
    • NetGIAE – Interno
    • Educação Especial
  • SERVIÇOS
  • TEIP
  • BIBLIOTECA
    • aLer+ 2019/2020
    • Biblioteca Ola
    • Biblioteca Darque
    • Biblioteca Foz de Neiva
  • ATIVIDADES
  • PROJETOS
    • Global Schools
    • Pes/Presse
    • Escola da Natureza
    • Blog do Serv. Psicologia e Orien.
    • ETE – Equipa Técnica Especializada
    • Projetos Internacionais
    • Escola Natureza – Praia Rochosa, Praia Norte
    • Escola Natureza – Ecossistema Dunar, Praia do Cabedelo
    • Escola Natureza – Ecossistema Ribeirinho, Ribeira de Perre
  • ÁREA PRIVADA
  • SUGESTÕES
  • AGRUPAMENTO
    • Escolas
    • Conselho Geral
    • Órgãos de Gestão
    • Documentos Orientadores
    • Observatório Educativo
    • Contactos
  • ALUNOS
    • Exames 2021
    • Ofertas Educativas
    • Serviço Psicologia Orientação
    • Manuais Escolares
    • Calendário Escolar
  • DOCENTES
    • NetGIAE – Interno
    • Educação Especial
  • SERVIÇOS
  • TEIP
  • BIBLIOTECA
    • aLer+ 2019/2020
    • Biblioteca Ola
    • Biblioteca Darque
    • Biblioteca Foz de Neiva
  • ATIVIDADES
  • PROJETOS
    • Global Schools
    • Pes/Presse
    • Escola da Natureza
    • Blog do Serv. Psicologia e Orien.
    • ETE – Equipa Técnica Especializada
    • Projetos Internacionais
    • Escola Natureza – Praia Rochosa, Praia Norte
    • Escola Natureza – Ecossistema Dunar, Praia do Cabedelo
    • Escola Natureza – Ecossistema Ribeirinho, Ribeira de Perre
  • ÁREA PRIVADA
  • SUGESTÕES
  • Home
  • NOTICIAS
  • 2018
  • Semana da Ciência 2017/2018- 12ª Edição

Semana da Ciência 2017/2018- 12ª Edição

27 Março, 2018 Escrito por Administrador

Foi mais um ano em que se realizaram as atividades da semana da ciência, começou há doze anos apenas com o grupo de Física e Química ao qual se juntou o grupo de Biologia e Geologia e de Matemática posteriormente. São doze anos de aprendizagem, de planificação e execução de imensas experiências, alunos e professores, sobretudo do secundário, trabalharam arduamente para a sua planificação desde o início do ano letivo. Os preparativos decorreram durante o segundo período e a execução durante os últimos três dias de aulas. Não faltou empenho, criatividade e muita, muita força de vontade. Como qualquer projeto que envolve grupos disciplinares diferentes e um grande número de alunos, também envolve alguns percalços. No entanto a força de vontade é maior e o projeto foi levado a bom termo. Da parte dos alunos e professores envolvidos, resulta uma grande satisfação pelo resultado obtido e pela sua concretização com inegável sucesso. A interação dos alunos envolvidos com os diversos docentes, quartos anos, nonos anos e com os alunos da escola sede e encarregados de educação é gratificante e enriquecedora. A dinamização das atividades da semana da ciência deu oportunidade aos alunos envolvidos de mostrarem o que aprenderam nas disciplinas de Matemática, Biologia e Geologia e Física e Química, permitiu demonstrar que são capazes de transmitir os conhecimentos adquiridos com clareza e coerência. Foi um período com muita atividade e envolvência da comunidade escolar.

Nós, professores envolvidos, sentimo-nos felizes por participar, conseguir concretizar esse projeto e, sobretudo, por contribuir para ele; saber que tivemos o nosso papel na preparação e na formação desses jovens, é para nós um motivo de orgulho.

Este ano, além das experiências da Biologia e Geologia e Física e Química tivemos, na sala de Matemática, uma exposição fornecida pela Universidade do Minho, cujos conteúdos, extremamente enriquecedores e interessantes, estabeleceram a interligação e dependência existente entre as respetivas disciplinas.

Alguns dos alunos intervenientes deram o seu testemunho, testemunho esse que reafirma o que foi escrito anteriormente e, pensamos ser representativo do entusiasmo sentido por professores e alunos envolvidos nesta atividade. Passo a citar os respetivos testemunhos:

“Não foi uma estreia, mas cada ano marca-nos de uma forma diferente e especial. Este ano não foi exceção, encontramo-nos de coração cheio e ansiamos a preparação da próxima.”

“As crianças do 4º ano são engraçadas e vibram mais com as atividades. A atividade de quarta–feira à noite permitiu mostrar aos pais o que se faz na escola, foi super interessante e fixe.”

“Adoramos ver as caras dos alunos impressionados com as experiências, principalmente os mais novos que ficam totalmente fascinados, como se estivéssemos a fazer uma espécie de magia. Esperamos que o próximo ano seja ainda melhor do que este!”

Parece-nos que para os encarregados de educação que nos visitaram no dia 21 de março à noite também ficaram encantados com o que puderam observar e orgulhosos pelo desempenho dos seus educandos.

Foi visível para todos o empenho, a qualidade do trabalho desenvolvido e profissionalismo que esteve patente na atividade.

Também não podemos deixar de agradecer aos nossos visitantes com os nossos desejos de que tenham gostado.

Na Escola Básica da Foz do Neiva, cerca de 80 alunos dos 4º anos de escolaridade das Escolas Básicas de Santana, Chafé e Castelo do Neiva puderam visitar os laboratórios da futura escola que os acolherá no próximo ano letivo, aquando da entrada no segundo ciclo.
Os alunos no Laboratório de Ciências da Naturais puderam observar à lupa a “bicharada” que existe no solo, refletiram sobre a preservação da biodiversidade… Puderam ainda divertir-se com jogos lúdicos alusivos à Matemática.
No laboratório de Ciências tiveram a explicação detalhada por alunos do 3º ciclo, observando “in locco” diversos orgãos como o coração, o encéfalo, olhos de porco, … na área da geologia, conheceram diversos minerais, rochas e fósseis, finalizando com a demonstração de uma erupção de um vulcão”gigante”, construído pelos alunos.
No laboratório de Física e Química assistiram a inúmeras experiências realizadas por alunos, onde puderam assistir a diversas reações físicas e químicas, levando-os a um mundo da “magia” pelos constantes efeitos na obtenção de cores e libertação de gases que os cativaram. Puderam ainda escrever “mensagens secretas” …
Na biblioteca escolar participaram numa interessante atividade onde o mote foi a sensibilização e consciencialização para as causas ambientais, envolvendo-os e apelando à sua colaboração na preservação do nosso querido planeta azul!

[Best_Wordpress_Gallery id=”33″ gal_title=”12ª semana da ciência”]

2018, NOTICIAS
A IMPORTÂNCIA DO SONO
Propostas vencedoras – Orçamento Participativo das Escolas

Agrupamento de Escolas de Monte da Ola