Foi mais um ano em que se realizaram as atividades da semana da ciência, começou há doze anos apenas com o grupo de Física e Química ao qual se juntou o grupo de Biologia e Geologia e de Matemática posteriormente. São doze anos de aprendizagem, de planificação e execução de imensas experiências, alunos e professores, sobretudo do secundário, trabalharam arduamente para a sua planificação desde o início do ano letivo. Os preparativos decorreram durante o segundo período e a execução durante os últimos três dias de aulas. Não faltou empenho, criatividade e muita, muita força de vontade. Como qualquer projeto que envolve grupos disciplinares diferentes e um grande número de alunos, também envolve alguns percalços. No entanto a força de vontade é maior e o projeto foi levado a bom termo. Da parte dos alunos e professores envolvidos, resulta uma grande satisfação pelo resultado obtido e pela sua concretização com inegável sucesso. A interação dos alunos envolvidos com os diversos docentes, quartos anos, nonos anos e com os alunos da escola sede e encarregados de educação é gratificante e enriquecedora. A dinamização das atividades da semana da ciência deu oportunidade aos alunos envolvidos de mostrarem o que aprenderam nas disciplinas de Matemática, Biologia e Geologia e Física e Química, permitiu demonstrar que são capazes de transmitir os conhecimentos adquiridos com clareza e coerência. Foi um período com muita atividade e envolvência da comunidade escolar.
Nós, professores envolvidos, sentimo-nos felizes por participar, conseguir concretizar esse projeto e, sobretudo, por contribuir para ele; saber que tivemos o nosso papel na preparação e na formação desses jovens, é para nós um motivo de orgulho.
Este ano, além das experiências da Biologia e Geologia e Física e Química tivemos, na sala de Matemática, uma exposição fornecida pela Universidade do Minho, cujos conteúdos, extremamente enriquecedores e interessantes, estabeleceram a interligação e dependência existente entre as respetivas disciplinas.
Alguns dos alunos intervenientes deram o seu testemunho, testemunho esse que reafirma o que foi escrito anteriormente e, pensamos ser representativo do entusiasmo sentido por professores e alunos envolvidos nesta atividade. Passo a citar os respetivos testemunhos:
“Não foi uma estreia, mas cada ano marca-nos de uma forma diferente e especial. Este ano não foi exceção, encontramo-nos de coração cheio e ansiamos a preparação da próxima.”
“As crianças do 4º ano são engraçadas e vibram mais com as atividades. A atividade de quarta–feira à noite permitiu mostrar aos pais o que se faz na escola, foi super interessante e fixe.”
“Adoramos ver as caras dos alunos impressionados com as experiências, principalmente os mais novos que ficam totalmente fascinados, como se estivéssemos a fazer uma espécie de magia. Esperamos que o próximo ano seja ainda melhor do que este!”
Parece-nos que para os encarregados de educação que nos visitaram no dia 21 de março à noite também ficaram encantados com o que puderam observar e orgulhosos pelo desempenho dos seus educandos.
Foi visível para todos o empenho, a qualidade do trabalho desenvolvido e profissionalismo que esteve patente na atividade.
Também não podemos deixar de agradecer aos nossos visitantes com os nossos desejos de que tenham gostado.
[Best_Wordpress_Gallery id=”33″ gal_title=”12ª semana da ciência”]